sexta-feira, março 13, 2009

1

Sexta-feira 13

Há quem nem saia de casa numa sexta-feira 13. Verdade. A psicologia chama de parascavedecatriafobia, a fobia pela data. E não são poucos os casos de paras... parascav... (o que quer que seja): cerca de 20 milhões de americanos sofrem desta fobia, calcula-se que entre 800 a 900 milhões de dólares em negócios nestes dias são perdidos porque as pessoas se recusam a andar de avião.

Mas se você é desses que só acredita em fatos: Uma estatística britânica indica que, nestes dias, aumenta significativamente o número de acidentes com automóveis.

O mito da sexta-feira 13 seja talvez uma das lendas urbanas mais populares do mundo inteiro.
Mas você sabe porquê?

Na numerologia o número 12 é considerado algo completo (observe que são 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zoodíaco, e por aí vai). Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, por isso a fama de ser um núnero de azar. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, há também quem diga que o dilúvio teria acontecido numa sexta-feira, por esses motivos a sexta-feira leva a fama de ser dia de má sorte. Logo, a combinação de sexta-feira com o dia 13, só pode significar o dia mais azarado do ano!

Não se convenceu? Ok, então eu tenho outra explicação pra você:
Conta-se que numa sexta-feira houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
Existe ainda uma outra possibilidade, essa bem com cara de sexta-feira 13:

Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a deusa do amor e da beleza Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Por outro lado há quem acredite que sexta-feira 13 é sinal de bons fluidos no amor. Tem até técnico de futebol que tem supertição de que 13 é número de sorte. E com certeza Sean Cunningham e Victor Miller, respectivamente diretor e roteirista da franquia do thriller dos anos 80, Friday the 13th, também acreditam que a sexta-feira 13 é sinal de sorte, muita sorte.



Eu compartilho da opinião do Garfield: "Terríveis mesmo são as segundas-feiras 13 ..."


Sexta-feira (e agora Prof. Pasquale? Com ou sem o hífen? - Para os dias da semana a regra do hífen continua valendo!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu até gostava de sexta-feira 13... Por ser incomum...
Mas hoje, logo hoje, to ferrada de cama... logo numa sexta-feira 13...depois de anos!! Será um sinal!?

Postar um comentário