segunda-feira, março 30, 2009

0

Feed-se

Quando eu comecei a escrever em blog ficava me perguntando pra que servia esse tal de Feed. Via um mais fofo que o outro, queria ter um mas nem sabia como usar.
Encontrei "n" tutoriais sobre o que é e pra que serve. Mas cadê que encontrava como colocar e como ter um feed personalizado??? E foi aos trancos e barrancos que eu consegui por um feed nesse blog.
Se você também está perdido, espero te ajudar.
O que é feed? (eu sei: antes de chegar aqui você já passou por muitos outros blogs que te explicavam isso, mas passa um ar de mais entendimento se eu falar)
O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.
Mas pra que preciso de um Feed?
Bom, precisar não precisa. Mas se você tem leitores que acompanha vários blogs, ter um feed ajuda bastante. Assim ele não precisa entrar em todos os blogs que acompanha para saber sobre os novos posts, ele poderá ler em uma única página todas as atualizações de todos os blogs. Para se inscrever em sites indexadores de blogs é preciso ter um feed. Então... se você precisa ou quer aparecer: feed-se.
Como colocar um feed no meu blog?
Se você é usuário do blogger, meus parabéns você já tem um feed. Mas ele é meio caidinho, não dá pra saber quantas assinaturas você tem, nem personalizar. Então o melhor é criar um feedburner. É super simples, vai na fé que dá certo. Depois de "queimar" seu feed, você vai precisar avisar o seu blog que você tem um novo endereço de feed: Clique em Configurações - Site Feed e altere a URL de redirecionamento de feed usando a URL fornecida pelo site do feedburner.
Eu vi no blog do Joazinho um ícone de feed super fofo. Como ter um?
O primeiro passo para isso é escolher que ícone você quer usar. Existem vários sites que oferecem downloads grátis de ícones muito charmosos. Encontre o seu e faça o download da imagem. Com o download salvo no seu computador é hora de fazer upload da imagem, para isso também existem vários sites que oferecem o serviço de graça. Minha sugestão é o uploadimagens que nunca me deixou na mão. Com o endereço de fornecido pelo site altere as configurações do seu feed:
Em Layout - Elementos da Página - clique em editar onde seu feed foi adicionado.
Procure o URL da imagem e substitua pelo URL fornecido pelo site no upload.
O URL da imagem começa com "src=http://...."
Salve as modificações e desfrute de seu novo ícone.

Por medida de segurança, sugiro que copie o código fornecido originalmente. Assim, se o resultado não for o esperado, você saberá como voltar atrás e usar o ícone tradicional.

Agora que você já sabe como ter um feed, que tal assinar o feed desse blog?


Nenhum comentário:

Postar um comentário