quinta-feira, março 12, 2009

1

Cidade das Tendas



Não é de hoje que os noticiários estão abordando a crise nos Estados Unidos e como ela pode (e está) atingindo o Brasil.

Mas eu não entendo nada de economia, confesso ter passado muitas aulas de economia enrolando na cantina ou fumando um cigarro. Me esforço pra lembrar alguma coisa que tenha aprendido em algum momento em que não consegui fugir da sala de aula, mas as únicas lembranças que tenho daquelas aulas são os belos olhos azuis do professor. Mas isso não ajuda em nada.

Por esse motivo não posso e nem vou tentar discutir sobre as razões, quando e como começou essa crise. Se você chegou até aqui procurando por essas informações, desculpe, blog errado.

Aqui eu só procuro mostrar o lado b das coisas. E no meio de tanta crise, estão no lado b as pessoas que estão enfrentando de verdade os sintomas da recessão.

A paisagem de Sacramento, capital da Califórnia (é, é essa Califórnia mesmo das belas praias, do "Califórnia Dreaming") já não é mais a mesma. Com quase 2 milhões de desempregados, o estado é o mais atingido pela recessão. Sem emprego e sem dinheiro para pagar os altíssimos financiamentos, os bancos estão tomando as casas dos moradores. Por esse motivo a cada dia um acampamento improvisado recebe novos inquilinos (mais de 1 milhão já vivem nessas condições). E o novo endereço já recebeu até nome: "Cidade das Tendas".

Sem abrigos suficintes para receber tantas pessoas, o prefeito Kevin Johnson (ex jogador de basquete - por que será que americano acha que celebridade entende de política?) não vê outra saída além de legalizar o assentamento.

Se no Brasil este triste cenário já não nos causa nenhuma comoção, a nova realidade americana tem despertado o sentimento fraterno da população, que vêem organizando a distribuição de sopa e donativos para os desabrigados.

Sorte do Lulu (Santos) que não foi pra Califórnia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Comentando uma pequena parte do seu texto:

"o prefeito Kevin Johnson (ex jogador de basquete - por que será que americano acha que celebridade entende de política?)"

Graças a Deus não é o brasileiro que acha isso, não todos!!! Basta lembrar quais são as celebridades aqui...
Lembra do Frank Aguiar e Clodovil... vai vendo o que de pior poderia vir!!!
Deixa essa moda pros americanos que eles, pra variar, etão melhores que a gente!
hahahahah

Postar um comentário