sábado, março 28, 2009

1

A (minha) Hora do Planeta

Pense numa pessoa estabanada. Agora acrescente um pouco de falta de atenção. E pra completar, uma enorme quantidade de exagero. Ainda assim está faltando muitas coisas. Mas já dá pra ter uma noção. Essa sou eu.

Passei o dia arquitetando como seria meus 60 minutos de Hora do Planeta, os planos eram colocar a leitura em dia iluminando com velas. Maravilha! O que poderia sair errado?

As 19 horas chega minha filha da casa do pai, sem banho e sem janta. Começa a correria: Dar o jantar correndo, preparar o banho, colocar para dormir... ufa! 20:29!

Luzes: apagadas!

"Epa! Perai: Cade as velas??? Ai, essa não!!! E agora? Já sei: vou meditar"

Pára tudo! Imagine uma pessoa hiperativa meditando! O resultado foi mais ou menos assim:

"Vou procurar me encontrar com o meu interior, respirar bem fundo e agora... nossa o preço da fralda tá um absurdo!"

Bom, como era de se esperar meditar não foi uma boa... pensei, então, em deitar e relaxar, mas meus olhos foram pesando, pesando... e minha cabeça: "Ei acorda, dormir não vale! O objetivo é refletir sobre o aquecimento global e não roncar, além do mais, ainda precisa escrever o post de hoje, assistir a semi-final de The Beauty and Geeks e passar a roupa. Meu Deus! A roupa!" Pronto! Dei um pulo da cama, dormir definitivamente não era uma opção válida.

Começo a andar de um lado para o outro pensando na importância de usar a energia de forma consciente e percebo que minha perna esquerda faz pequenos estalos. "Nossa! Estou ficando velha... também com essa vida sedentária que eu levo... acho que vou aproveitar pra fazer um alongamento."

Me esforço para alcançar meu pé. 1, 2, 3 vezes. Lembro que cerca de 5 meses atrás fui parar no hospital com travamento de coluna. "Ficar travada nessa posição e sem luz não vai ser uma boa idéia. Melhor fazer outra coisa."

Lembrei que tinha chocolate na cozinha, tudo o que precisava fazer era atravessar a sala no escuro, abrir o armário e o encontrar perdido em algum lugar. Ok... não pode ser tão difícil. Mas no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra do meio do caminho: "Brinquedo *&%$@#! Será que está sangrando?" - nessas horas a gente fica meio hipocondriaca. Mas como a recompensa valia a pena, eu continuei: "Tem que está aqui em algum lugar, tenho certeza que deixei aqui..." Sem sucesso. "Também não queria... ontem eu pesei e vi que engodei 600g, ia me arrepender logo depois... achei!!!! vem cá com a mamãe, delicia!"

Peso na consciência à parte, depois de devorar o chocolate, o que fazer? "Vi a Oprah dizer uma vez que meditação requer disciplina e perseverança, ora se a Oprah falou tá falado, vou tentar de novo."

Procuro a melhor posição para relaxar: "Ouça o som do vento, o barulho das águas... Claro água, preciso beber água estou com muita sede" - Também depois de tanto chocolate. E a peripécia para chegar na cozinha se repete.

"Quantas horas devem ser? E se eu acender a luz e ainda não tiver terminado... e agora? Bom, eu acendo rapidinho, espio a hora e depois apago correndo."

Com a mão no interruptor e com um olho fechado, olho o relógio: "Ufa! 21:45h."

Percebi que além de poder refletir sobre o planeta, pude passar um tempo comigo. Em uma era de tanta informação a gente acaba esquecendo de prestar atenção em nós mesmo. Talvez não tenha tempo para fazer a Hora do Planeta todos os dias, mas quem sabe 1/2 Hora do Meu Planeta? Passar mais tempo comigo, certamente será uma experiência deliciosa.

Um comentário:

Samuca disse...

Vc é uma super figura!!! Estou me inspirando me vc pra fazer a etezinha... Aguarde... Vem ai...
Beijão!!!

Postar um comentário